domingo, 14 de abril de 2013

Divagações na Floresta


Aqui também é domingo. Chove. As galinhas ciscam, nervosas, embaixo da casa, e uma luz lavada se esparrama pela paisagem. Dora não pode terminar de tingir as kusmas e se dedica à costura. O trabalho segue bem. Começamos uma oficina de tradução em cima do texto do livro. A gramática Ashaninka é muito interessante, os verbos vem primeiro nas frases, depois seguem o sujeito, os objetos e adjetivos. A força de separar os períodos e devido a algumas repetições começo a intuir, vagamente, algo da língua.


Tayri abraçou a pintura e vem mesmo durante o final de semana produzir um pouco. Mas hoje os papéis estão moles, as tintas não secam e as cores se misturam a revelia da nossa vontade. O dia está molhado, assim como a nossa vontade. A lama domina o campo de futebol que ficou esquecido, entregue as poças e aos calangos que passam, apressados, a procura de abrigos melhores.

Alguns estão preocupados com a tensão bélica na Coreia, Moisés se inqueita com a rota dos traficantes, Dona Piti maldiz os caçadores que mataram quatro antas dentro do terrítório e passaram rio abaixo com mais de cem quilos de carne. Benki veio para a aldeia tentar reunir um grupo para fazer pressão política em prol de seu projeto de gestão ambiental para o Município de Marechal Taumaturgo numa reunião com o governo em Cruzeiro do Sul.


Atrávez deles seguimos conectados com o mundo, intelectual e espiritualmente, por uma perpectiva e um sentimento próprio de pertencimento e autênticidade. Com suas questões políticas, ambientais e humanas, suas próprias urgências e perigos. Ter o privilégio de estar aqui, de ver e viver tudo isso, nos torna, automaticamente, aliados dessa gente em seu caminho. Faz com que sejamos um pouquinho, e humildemente, porta-vozes da sua sabedoria e sensibilidade por outros caminhos pelo mundo afora.


 É domingo. Mercedes Soza canta "Gracias à la Vida" no MacBook em que o macaco tenta aprender a digitar.

Fotos de Amanda de Stéfani


Um comentário:

  1. Que experiência fantástica! A tradução dessas histórias de dentro da própria história. Ansioso para ver o livro! Já está pronto?

    ResponderExcluir