sexta-feira, 5 de abril de 2013

Família Ashaninka


Nossos melhores amigos na aldeia são, naturalmente, os nossos vizinhos. Nossas casas são voltadas uma para a outra e o tempo todo observamos, discretamente, o movimento de lá enquanto eles, por sua vez, espiam nossas atividades aqui.

Dora, nossa vizinha de frente, zela por nós discretamente e, a cada dois dias, nos manda por Erychi, sua filha mais velha, uma cacho de bananas, algumas laranjas. Nós retribuímos como podemos com um pouco de sabão e muitos sorrisos, já que nossos víveres são escasos. Ontem a ajudamos a colher e a limpar as sementes que servem de enfeite para as cusmas (suas roupas tradicionais).

Hoje foi um dia especial: ganhamos uma panela de caldo de açaí preparado por Tayri, o mais velho dos meninos, e um pedaço de carne paca fresquíssima! Os meninos são educados, inteligentes e alegres e já prevejo a falta que vou sentir deles.


De vez em quando atravessam o terreiro e vem até a nossa casa escutar um pouco de música, desenhar conosco ou, simplesmente, nos fazer uma visita. Agora de noite, enquanto eles jantam em familia e eu escrevo sobre eles, ouço Bianca, a caçula, contar perplexa para sua mãe que nós comemos o açaí com banana e demos ao macaco um nome bizarro! Eles são um espelho da nossa própria surpresa e curiosidade.

Boa noite Dora, Erychi, Tayri, Pianko, Bianca, que estão se tornando um pouco nossa família Ashaninka.

Fotos de Amanda de Stéfani


Nenhum comentário:

Postar um comentário